Capacitação rastreamento de produtos vegetais

Esta ação de capacitação foi realizada através da Plataforma de Rastreabilidade https://alimentodeorigem.com.br, desenvolvida no conjunto do APL Agroindústrias Familiar & Diversidade, criada através da cooperação entre ADMAU e UFSM.

 

Com o objetivo de promover discussões sobre o rastreamento de produtos vegetais, uma atividade de capacitação foi realizada entre os extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar. A atividade, que foi uma promoção do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, ocorreu no Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg), em Sarandi/RS, e reuniu extensionistas de 20 municípios da região. 
Segundo o assistente técnico regional de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Carlos Roberto Olczevski, a atividade visava informar e realizar encaminhamentos em relação a Instrução Normativa Nº 02, emitida pelo Mapa e pela Anvisa, no dia 28 de fevereiro de 2018, na qual instituiu a necessidade dos produtores, atravessadores, supermercados e outros membros da cadeia produtiva dos vegetais frescos – frutas, folhosas, legumes, raízes, tubérculos, utilizados para consumo humano, garantir a rastreabilidade destes produtos.
A Instrução Normativa permite o acompanhamento de todo o caminho percorrido por estes vegetais até chegar aos pontos de comercialização, para que, caso a Anvisa encontre resíduos de agrotóxicos fora dos padrões permitidos, possa chegar até os responsáveis, ou seja, todos os membros da cadeia produtiva deverão garantir a rastreabilidade, que contém informações sobre os produtores e os compradores, nome, endereço, espécie, variedade, data de colheita, número do lote e endereço.
Segundo o assistente técnico, os produtores deverão registrar e guardar por um ano e meio os dados dos produtos que produziram e comercializaram, através de cadernos de campo, que deverão conter todos os dados dos produtos fitossanitários utilizados, como nome comercial, data da aplicação, carência, dosagem, volume de calda, entre outras informações. Os produtores também deverão anexar e guardar o receituário agronômico dos produtos utilizados e as notas fiscais de venda dos lotes.

Fonte: Emater/RS-Ascar

http://novorural.com/noticia/189/ematerrsascar-promove-debate-sobre-rastreabilidade-de-produtos-vegetais?fbclid=IwAR3jIS5tfhnL0ifCijU2g8UJ9gUtR0395Q4vzLNHjSFoxAlVdf_N7kX79JE