Circular 001/2018 Frederico Westphalen, 06/08/2018
Assunto: Deliberação Governança para a criação do Comitê Técnico Regional do APL.
Em Reunião realizado em 02 de agosto de 2018, na auditório da Cotrifred em Frederico Westphalen –RS, que deliberou em seu ponto de pauta quatro, para que seja dada consequência a carta compromisso fruto do seminário regional das agroindústrias ocorrido em Pinhal-RS no mês de julho conforme segue:
1- Criação do comitê técnico regional para auxiliar e assessorar o funcionamento dos comitês municipais.
2- Criação de uma agenda compartilhada estratégica e operacional. Essa agenda compreende as ações transversais das entidades engajadas no desenvolvimento do arranjo que devem ser implementadas, cada uma na sua área especifica de atuação, criando uma sinergia positiva.
3 - Criação de comitê técnico municipal para proporcionar agilidade e organização, auxiliando nas questões voltadas a legislação, gestão e comércio, envolvendo todos os atores sociais ligados a temática.
4-Criação por parte dos municípios de uma política e programas voltados para agroindustrialização e outras formas de agregação de valor e renda para a agricultura familiar.
Desta forma A Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai - ADMAU que surgiu com objetivo primeiro de ser a entidade gestora do APL Agroindústria Familiar e Diversidade e de contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico e social, com a utilização racional e sustentável dos recursos físicos, humanos e naturais, autonomamente e/ou em parcerias com o setor público, setor privado e terceiro setor. Com área de atuação prioritária na região do COREDE Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea.
Através de sua função executiva de organizar e articular os membros da governança, a fim de integrar todos os setores da sociedade encaminha o que foi definido:
Que como ponto de partida seja formado o Comitê técnico regional, e que as instituições/entidades indiquem o nome e o contato do representante até a data de 15/08/2018.
Obs.: é importante que a indicação leve em consideração que atividade desenvolvida por parte do profissional esteja no contexto do mesma carga horaria que ele desempenhe na entidade
A principal função do comitê técnico é dar suporte aos desafios para que ninguém sinta isolado. O jogo nunca termina, os processos e os desafios também. Mas, com um comitê estratégico participativo e polivalente, esta cadeia produtiva das agroindústrias estará em boa companhia para resolvê-los. Para jogar luz em caminhos que muitas vezes parecem obscuros ou mesmo inexistentes.
Terá o papel de discutir, aprimorar ou até mesmo rever, para que depois acompanhe as ações que se desencadeiam e os resultados, focados em buscar soluções de curto/médio prazo. Assim, proporcionar essa troca de experiências para solucionar questões específicas.
É possibilitar o diálogo que ajude a governança e consequentemente os empreendedores a tocar a gestão onde precisa de orientação.
O comitê será por tempo indeterminado formado por algumas pessoas com varias especialidades técnicas, para atuar nos dois temas centrais Formalização e Comercialização.
Terá uma postura de provocação para obrigar a todos de consolidar as suas ideias, a avaliando todos os cenários, a levantando alternativas, permitindo tomar decisões que realmente façam a diferença e posteriormente acompanhando os desdobramentos de perto e verificar os resultados.
A periodicidade dos encontros vai depender do desafio que deve ser solucionado. Caso seja crítico, as reuniões devem ser mais frequentes – quinzenais, ou mesmo semanais. E uma vez que o problema tenha sido resolvido, o comitê pode continuar se reunindo mensalmente.
Os componentes do comitê precisam estar totalmente a par do desafio que será debatido, e isso implica participação ativa nas operações.
Os três primeiros temas a serem tratados serão:
1- Parceria entre o APL através de seus empreendedores e os supermercados para disponibilizar os produtos em Gondolas especializados nas áreas dos supermercados.
2- Abertura do ponto de vitrine e vendas na br 386, no município de Boa Vista das Missões.
3- Criar metodologia para dar suporte a criação de comitês municipais de agroindústrias e apoia-los.
Estas três tarefas de forma concomitante.
Conselho de Administração ADMAU e Governança do APL.