Frederico Westphalen tem a primeira agroindústria credenciada ao Susaf

Frederico Westphalen tem a primeira agroindústria credenciada ao Susaf

A Agroindústria Eduvavi, gerenciada pela família Bellé, é a primeira agroindústria familiar de Frederico Westphalen/RS a ser credenciada no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Isso permitirá a comercialização dos produtos – queijos coloniais e outros laticínios – para outros municípios do Rio Grande do Sul. 

Prestes a completar quatro anos de atuação no dia 4 de novembro, a Eduvavi estava entre os empreendimentos cotados a receber esta equivalência no município – que já tinha a equivalência ao Susaf desde dezembro de 2018, mas até então nenhuma agroindústria tinha sido beneficiada para vender com o sistema. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira, dia 23 de outubro.

– Estou muito feliz. Agora inicia uma nova etapa para a agroindústria, aos poucos vamos ir investindo mais e colhendo os frutos. Os produtos já eram muito demandados por outros municípios, pois estes são diferenciados, da agricultura familiar e com qualidade. Em menos de 20 dias já estarei comercializando em outros locais do Estado – projeta a proprietária do empreendimento, Sandra Bellé, que reforça que desde a implantação da agroindústria já tiveram 70% da produção ampliada pela demanda do mercado.  

Em Frederico Westphalen/RS, o poder público local tem convênio com a Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Admau) e apoio da Emater/RS-Ascar, Cooperativa de Produtos da Agricultura Familiar de Frederico Westphalen (Coopraff), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outras instituições para esta demanda.

Fonte: Rafaela Rodrigues/Novo Rural

Foto: Gracieli Verde/Arquivo Novo Rural

Fotos